A padaria, no bairro Serrano, região da Pampulha, em Belo Horizonte, onde três pessoas compraram uma torta de frango contaminada, não foi a única interditada pela Vigilância Sanitária (VISA) na capital mineira este ano. Em quatro meses, 17 bares, padarias e restaurantes foram fechados e 16 multados por colocarem a “saúde pública em risco”, de acordo com dados da prefeitura da cidade. No total, de janeiro a abril, foram 151 lugares advertidos.
De acordo com a pasta, os produtos para preparo de sorvetes, carnes, embutidos, frios, farináceos, açúcar são os mais comuns a serem encontrados com problemas. “As irregularidades que motivaram as apreensões dos alimentos se referem a data de validade vencida e temperatura fora dos padrões, mal-acondicionados, produtos clandestinos e deteriorados”, disse a PBH por meio de nota.
Foram recolhidos da padaria Natália amostras de alimentos como frango desfiado, milho-verde, água e sobras presentes na forma da torta consumida pela família que apresentou sintomas, de acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A principal suspeita é de botulismo, mas os resultados podem demorar até 60 dias para a confirmação.
Leia mais sobre o caso: Padeiro que fez torta de frango revela o que pode ter ocorrido com salgado que levou 3 para a UTI
Torta de frango: polícia recolhe produtos da padaria de BH para análise
Padeiro que fez torta de frango diz que vai processar dono de padaria de BH
A população também precisa ficar de olho, já que alguns sinais podem ser perceptíveis no momento de consumir o alimento. A Vigilância Sanitária orienta:
- Conferir à data de validade dos produtos;
- Verificar a temperatura dos alimentos;
- Verificar se produtos resfriados respeitam a orientação do fabricante que consta na embalagem;
- Quanto às refeições prontas, a orientação é preferir sempre os alimentos muito quentes ou muito frios;
- Observar se o ambiente está limpo, se não há lixo em local inadequado e presença de insetos;
- Observar se as pessoas que preparam e servem os alimentos estão vestidas com roupas limpas, unhas curtas e cabelos presos e protegidos.
Caso se sinta mal após consumir algum alimento, procure um serviço de atendimento médico e é importante que essa situação seja denunciada para que não aconteça mais.
Sem alvará
Segundo a PBH, a padaria Natália, no bairro Serrana, na Pampulha, onde a familía comprou o salgado, estava funcionando sem Alvará Sanitário e cadastro no sistema para iniciar o processo para liberação do documento. Por isso, o local foi interditado na última quarta-feira (23).
Lá, foram encontradas irregularidades no que se refere “a questões de higiene e estrutura sanitária”. Já o Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) está regular.
Fonte: Itatiaia