A Justiça de Minas Gerais determinou, nesta quarta-feira (7), a soltura do influenciador digital Alexandre dos Santos Veloso Coelho, conhecido como Chandom YT. Ele havia sido preso em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na segunda (5), por suspeita de maus-tratos a animais. O caso ganhou repercussão após o suspeito filmar e compartilhar cenas de seus cães da raça Cane Corso atacando galinhas vivas.
O influenciador, que tem quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais, passou por audiência de custódia na tarde desta quarta e conseguiu a liberdade provisória. Na decisão, a juíza Ivana Fernandes Vieira afirmou que, apesar dos maus-tratos terem sido constatados, o fato não representa perigo suficiente para a manter a prisão de Chandom YT.
Além disso, segundo a magistrada, o suspeito é réu primário, possui bons antecedentes criminais e não tem qualquer anotação policial anterior. Ainda que seja um crime grave, a juíza relembra que a pena é menor do que quatro anos de reclusão.
“Medidas cautelares como pagamento de fiança, proibição de ter guarda de cães, proibição de se ausentar da comarca por mais de 8 dias e a obrigação de informar ao Juízo eventual alteração de endereço residencial, mostram-se adequadas e suficientes para garantir a aplicação da lei penal”, diz trecho da decisão. A juíza ainda determinou que Chandom YT pague uma fiança no valor de R$ 3 mil.
Cachorros tinham orelhas mutiladas e recebiam choques
Moradores do bairro Glória, em Contagem, onde Chandom YT foi preso, denunciaram que ele frequentemente apontava armas para os vizinhos e detonava explosivos, perturbando o sossego da comunidade. Houve ainda relatos de que o influenciador aplicava choques elétricos nos cães para deixa-los mais agressivos.
Ao chegarem à residência, policiais militares do 39º Batalhão encontraram os cães em situação precária, com orelhas mutiladas e sem acesso à água ou ração. No lixo da casa, foram localizados os restos mortais das galinhas atacadas pelos cachorros.
Fonte: Itatiaia