Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte, explicou à Itatiaia quais foram as principais temáticas abordadas pelo Papa Francisco durante o pontificado e as lições que ele deixou. Jorge Mário Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano e faleceu nesta segunda-feira (21), conforme informação confirmada pelo Vaticano.
Ele relembra que a escolha do nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis, já indicava o seu desejo de exercer o ministério com humildade, simplicidade e amor pelos pobres e por toda a criação. “Ele tinha o desejo de que a igreja fosse pobre e para os pobres”, disse.
De acordo com ele, um tema importante do seu magistério é a alegria, a alegria no Evangelho, no anúncio da Palavra de Deus e na intimidade com Jesus Cristo, assim como o cuidado com o planeta, a “casa comum”. “Papa Francisco criou a expressão ecologia integral, mostrando haver uma [ligação] entre os seres humanos e a natureza”, disse.
Leia também: Papa Francisco: padre que conviveu com pontífice em Roma relata conversas
Papa Francisco encarou casos de abuso sexual e pedofilia na Igreja: veja o que mudou
O amor em família foi outra temática relevante, apontando para a necessidade de diálogo com os novos modelos familiares. “Ele apontou para a necessidade da igreja dialogar com os novos modelos de família sem perder a essencialidade daquilo que a palavra de Deus aponta para as nossas famílias.”
Ele explicou que o papa fez um convite universal à santidade. “Trata-se da santidade que é buscada e encontrada nas pequenas situações do cotidiano. Ele falava da ‘santidade ao pé da porta’.
O Papa escreveu um documento sobre o Coração de Jesus como inspiração para práticas cotidianas amorosas e misericordiosas. ” Que nós possamos rezar, agradecendo a Deus, o grande dom que ele nos deu, que é o dom do Papa Francisco”, finalizou.
Fonte: Itatiaia