A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abrirá, neste sábado (10), cinco centros de saúde para atender exclusivamente pessoas com sintomas de doenças respiratórias.
As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), São Paulo (Nordeste), Heliópolis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão das sete da manhã as sete da noite, para garantir cuidados à população.
Neste ano, até o momento, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos às pessoas com sintomas de doenças respiratórias na rede SUS-BH, sendo cerca de 65% nas cinco regionais definidas estrategicamente pela pasta.
Leia também: BH sob emergência para Síndrome Respiratória Aguda Grave, a SRAG: entenda o que é e quais os riscos da condição
Além de prestar assistência, esses equipamentos também vão disponibilizar a vacina contra a gripe para o público a partir de 6 meses de idade. As aplicações serão das 8h às 17h.
A medida de ampliar o funcionamento das unidades básicas de saúde, inicialmente aos sábados, considera a atual demanda assistencial e o cenário epidemiológico do município.
A orientação é que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde.
Assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam todos os dias, por 24 horas, ficam voltadas para o cuidado de casos mais graves e urgentes.
Fonte: Itatiaia