O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira celebrou na noite desta segunda-feira (21) a missa pelo papa Francisco que morreu nesta manhã. A celebração começou às 19h mas às 18h os fiéis já lotaram a Catedral Cristo Rei, na região de Venda Nova.
Vários fiéis se emocionaram e pediram pela alma do papa, que liderou a Igreja Católica por 12 anos.
O arcebispo Dom Walmor lamentou a morte de Francisco e agradeceu pelo legado único do papa.
“A nossa Igreja está em luto porque partiu alguém que muito amamos e que muito tem feito por nós mas ao mesmo tempo nosso luto está iluminado pela luz da ressurreição de Cristo, fazendo-nos ver nele, Papa Francisco, um exemplo de discípulo, aquele que pregou e anunciou a alegria do Evangelho. Nós somos muito gratos, é uma lição muito importante e um compromisso que assumimos de continuar na estrada que ele dirigiu a Igreja, no horizonte que ele desenhou para nós, exatamente de uma Igreja em saída, misericordiosa, próxima dos pobres, dos marginalizados, e em diálogo com a sociedade contemporânea. Por isso, somos agradecidos, embora entristecidos, nossos corações dão graças a Deus pelo legado que é o Papa Francisco entre nós”, disse o arcebispo de BH.
“Ele coloca-nos no caminho de uma Igreja em saída, de uma Igreja missionária em diálogo com a sociedade pluralista, e sobretudo, o arauto da paz, ajudando o mundo a ser o mundo melhor e a abrir-se ao amor de Deus. Um legado muito importante para o terceiro milênio e para o nosso mundo na contemporaneidade”, completou Dom Walmor.
Fonte: Itatiaia