O setor de Meio Ambiente de São Domingos do Prata emitiu nesta quarta-feira (23) um alerta contra o descarte incorreto de detritos pela rede de esgoto. Segundo o órgão, funcionários da Prefeitura tem encontrado recorrentemente nas tubulações materiais como absorventes, peças íntimas, panos de chão, pedaços de madeira e, principalmente, lenços umedecidos. O sistema tem sofrido constantes entupimentos nos últimos meses, provocando mau-cheiro, risco de retorno do esgoto e custos extras para a Prefeitura e o cidadão.
A secretaria ressalta que lenços umedecidos, mesmo aqueles indicados como descartáveis, não são biodegradáveis e não se desfazem. Eles se acumulam nas tubagens, obstruindo-as e aumento o risco de rompimento. Dessa forma, não se deve descartar na rede de esgoto fios dentais, pedaços de algodão, cotonetes, fraldas, absorventes, sacolas plásticas, lenços de papel, pedaços de pano, óleo de cozinha, lenços umedecidos ou qualquer material sólido.
Esses produtos devem ser descartados no lixo apropriado, enquanto os vasos sanitários precisam ser usados apenas para a eliminação das necessidades fisiológicas. O órgão pratiano convoca toda a coletividade para ajudar a prevenir contratempos: “Contamos com a colaboração de todos! Vamos manter nossa rua limpa, o esgoto funcionando e evitar transtornos para os moradores e para os serviços públicos”.
Fonte: A Notícia