Em meio a uma campanha de incentivo ao cadastro de biometria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), criminosos têm aproveitado para aplicar golpes. Os bandidos estão criando links e sites falsos que prometem supostamente emitir certidões, regularizar a situação do título de eleitor e até mesmo fazer o cadastramento biométrico para as eleições.
Contudo, depois de certo tempo, algumas pessoas procuram saber como está o andamento das solicitações e descobrem que, na verdade, tudo não passava de um golpe. Tendo em vista as inúmeras vítimas, o TRE-MG alerta que todos os serviços da Justiça Eleitoral são gratuitos.
O secretário de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais, Wellerson Amarante, detalha como as denúncias são recebidas.
“Muitas as reclamações, elas chegam pela nossa ouvidoria, chega nos cartórios eleitorais diretamente, ou chega na Ouvidoria, o relato de que foi feito algum serviço da Justiça Eleitoral e num determinado momento viu que o serviço não foi prestado, pagou por aquele serviço e o que ela esperava, o que a pessoa esperava não aconteceu, então acaba ela entendendo que ou após a abertura de chamado na Ouvidoria ou mesmo antes ela já começa a entender que ela caiu num golpe. Então o que nós temos hoje o Tribunal Regional Eleitoral tem feito campanhas de incentivo ao cadastro da biometria, isso é um procedimento que melhora muito a segurança no dia da eleição, evita que uma pessoa vote no seu lugar”.
Ele disse ainda que o TRE-MG não faz qualquer tipo de campanha por meio de mensangens enviadas por WhatsApp, SMS e e-mail.