Uma operação conjunta realizada na manhã de sexta-feira (18), na zona rural de Itabira, terminou com a interdição de uma clínica de reabilitação. O estabelecimento, na localidade de Montes Claros, entre os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, segundo a Polícia, funcionava de forma irregular e em condições degradantes. A ação contou com a participação da Polícia Militar, do Ministério Público, da Vigilância Sanitária, do CREAS, da Assistência Social e do SAMU.
Segundo o boletim de ocorrências, mais de 50 internos estavam alojados em condições subumanas. Muitos deles dormindo em antigas baias de cavalos, sem colchões, em espaços sem ventilação e com mínima ou nenhuma higiene. A eles era servido alimentos vencidos. Alguns dos internos estavam visivelmente dopados.
Segundo a Polícia Militar, dois internos relataram estar internados de forma compulsória, sem qualquer autorização judicial. Outros apresentavam visível comprometimento de saúde, sendo necessário o encaminhamento ao hospital, com transporte realizado pelo Samu.
Diante das evidências, quatro homens, de 33, 39 (dois deles) e 45 anos, foram presos em flagrante. A clínica foi interditada pela Vigilância Sanitária. A operação ainda resultou na apreensão de computadores e celulares, que agora serão periciados para auxiliar nas investigações.
Fonte: A Notícia